Cirurgia plástica de abdominoplastia promove redução da flacidez abdominal e tem influência na autoestima de pacientes. Saiba mais!
Os benefícios da abdominoplastia fazem com que essa cirurgia plástica seja uma das mais populares entre brasileiros visando, especialmente, um contorno corporal e abdominal mais definido.
Entender os benefícios da abdominoplastia, assim como as indicações dessa cirurgia plástica, como ela é realizada e os cuidados pré e pós-operatórios é fundamental para uma decisão consciente sobre o tratamento. Saiba mais a seguir!
QUAIS AS INDICAÇÕES DA ABDOMINOPLASTIA?
A abdominoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção da flacidez abdominal, que ocorre com mais frequência em pessoas após grande perda de peso (como após a cirurgia bariátrica), mulheres após múltiplas gestações e pessoas que enfrentam o efeito sanfona sucessivamente.
O acúmulo de pele na região abdominal leva a uma estética insatisfatória que pode acometer principalmente o baixo ventre, quando a mini abdominoplastia é mais indicada, ou toda a região do abdômen, sendo necessário recorrer à técnica tradicional.
Essa cirurgia plástica não é indicada para pacientes insatisfeitos com o excesso de depósitos de gordura, casos nos quais a lipoaspiração é mais apropriada, inclusive em associação com a abdominoplastia, a depender da avaliação especializada.
Não são bons candidatos à realização da abdominoplastia pacientes com expectativas irrealistas em relação ao procedimento, pessoas com doenças crônicas sem controle (como diabetes e hipertensão), pacientes com doenças autoimunes ou alterações na coagulação.
Apesar de não ser uma contraindicação, recomenda-se que a paciente não planeje uma gestação para breve, pois a gravidez pode comprometer os resultados dessa cirurgia plástica.
CIRURGIA PLÁSTICA DE ABDOMINOPLASTIA: QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Existem muitos benefícios associados à realização da abdominoplastia que justificam a opção pela cirurgia plástica, como:
- redução da flacidez abdominal;
- correção da diástase da musculatura reto-abdominal;
- melhor definição do contorno corporal;
- amenização de estrias na barriga, em alguns casos;
- maior satisfação com a estética corporal.
Também é comum que a cirurgia plástica abdominal seja associada à melhora da autoestima da paciente, o que é fundamental para maior bem-estar e qualidade de vida.
COMO É REALIZADA A ABDOMINOPLASTIA?
A técnica tradicional de abdominoplastia pode ser realizada com anestesia peridural, raqui ou geral e tem duração entre 2 e 3 horas.
É feita uma incisão horizontal na linha do baixo ventre e uma vertical até o umbigo. Realiza-se, assim, a remoção do excesso de pele que causa a flacidez e a correção da diástase com sutura da musculatura.
Pode ser realizado o reposicionamento do umbigo e, em seguida, a incisão cirúrgica é fechada em camadas para mais estabilidade dos tecidos e melhor cicatrização.
Em geral, o paciente recebe alta no dia seguinte, sendo que o tempo total de internação costuma ser de 24 horas.
QUAIS OS CUIDADOS PRÉ E PÓS-OPERATÓRIOS DA ABDOMINOPLASTIA?
No pré-operatório da cirurgia plástica de abdominoplastia é fundamental que o paciente adote alguns cuidados, incluindo:
- escolha de um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
- faça os exames pré-operatórios e informe ao médico qualquer alteração de saúde;
- adeque as medicações e hábitos, visando mais segurança e satisfação com os resultados.
Além disso, são vários os cuidados do pós-operatório que garantem os resultados e benefícios da abdominoplastia, como:
- repouso de 7 a 10 dias;
- afastamento de atividades mais pesadas por cerca de 30 dias;
- alimentação rica em fibras para prevenir a constipação;
- dormir e repousar de barriga para cima;
- fazer leves caminhadas desde o pós-cirúrgico para prevenir trombose;
- usar cinta pós-cirúrgica para garantir mais estabilidade dos tecidos;
- fazer sessões de drenagem linfática conforme orientação do cirurgião plástico;
- retomar exercícios físicos entre 30 a 90 dias a depender da intensidade da atividade e da liberação do cirurgião responsável.
Apesar dos benefícios da abdominoplastia, a obtenção de melhores resultados estéticos e manutenção deles depende diretamente da adoção de bons hábitos por parte do paciente.
A abdominoplastia não ajuda a emagrecer, por exemplo, mas pode contribuir na redução de medidas abdominais.
Para resultados mais satisfatórios, é importante que o paciente adote, já no pré-operatório da cirurgia plástica, uma rotina que envolva uma alimentação balanceada e saudável, assim como a prática regular de exercícios físicos.
Esses hábitos vão ajudar a alcançar parte dos resultados estéticos almejados pelo paciente que poderão ser mais apurados com a realização do procedimento cirúrgico.
Tais práticas também devem ser consolidadas após a abdominoplastia, pois o ganho de peso, especialmente associado ao efeito sanfona, com períodos de perda e ganho de peso, pode causar a perda dos resultados da cirurgia plástica.
Todos esses fatores devem ser considerados pelo paciente que deseja realizar a abdominoplastia de forma que a cirurgia plástica resulte em mais benefícios, conforme as possibilidades do procedimento.