PRINCIPAIS CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO DA ABDOMINOPLASTIA

Saiba quais são os cuidados no pós-operatório da abdominoplastia que contribuem tanto para resultados estéticos como à saúde da paciente

 

O pós-operatório da abdominoplastia demanda vários cuidados, pois trata-se de uma cirurgia plástica invasiva e na qual a recuperação completa pode levar meses.

A abdominoplastia é a cirurgia plástica para remoção do excesso de pele da região abdominal. Em geral, ela envolve uma incisão horizontal na linha do púbis e uma vertical a partir do umbigo, que pode ser reposicionado no procedimento de acordo com as demandas do caso.

Cada paciente vai receber orientações específicas da equipe médica para o pós-operatório da abdominoplastia, mas a seguir apresentamos algumas recomendações gerais.

9 cuidados no pós-operatório da abdominoplastia

Os cuidados no pós-operatório da abdominoplastia influenciam os resultados estéticos da cirurgia plástica, minimizam as chances de complicações pós-cirúrgicas e garantem um retorno gradual, mas satisfatório, às suas atividades diárias.

1. Repouso

O primeiro aspecto a ser considerado após a abdominoplastia é quanto ao repouso, que deve variar entre 7 e 15 dias.

Para deitar ou dormir, o paciente deverá ficar de barriga para cima, com o tronco todo recostado e pernas levemente dobradas com auxílio de um travesseiro.

Apesar de o repouso ser importante, é recomendado que o paciente faça leves caminhadas dentro de casa algumas vezes ao dia para estimular a circulação sanguínea e prevenir quadros de trombose.

Para levantar é importante contar com ajuda e não incidir o esforço na região abdominal. Ao andar, deve-se manter o tronco levemente inclinado para frente e com as mãos apoiadas na barriga para ajudar na sustentação. Para sentar, use sempre uma cadeira confortável e com apoio para as costas.

2. Banho

Após a abdominoplastia, ainda no centro cirúrgico, será colocada uma cinta pós-operatória que deve ser usada continuamente na primeira semana. Dessa forma, o paciente não consegue tomar o banho normal nesses primeiros dias, mas pode fazer uma higienização do corpo com ajuda de outra pessoa.

Ao retomar os banhos no chuveiro após esse prazo, avalie usar uma cadeira para ter mais conforto e reduzir os riscos de queda.

3. Incisão cirúrgica

No pós-operatório da abdominoplastia pode ser solicitado que o paciente troque o curativo após alguns dias do procedimento, mas essa etapa deve ser recomendada pelo médico responsável.

Ao trocar o curativo é importante higienizar a incisão cirúrgica e secar bem o local. Os pontos são removidos entre 7 e 15 dias pela equipe médica.

Em alguns casos, o especialista recomenda o uso de pomadas cicatrizantes depois de um mês de realização do procedimento para melhorar a cicatrização.

4. Medicação

Durante o pós-operatório da abdominoplastia é fundamental que o paciente faça uso apenas da medicação prescrita pelo médico, o que geralmente inclui o uso de analgésicos para dor, anti-inflamatórios e antibióticos

5. Alimentação

A alimentação depois da abdominoplastia não costuma ser muito restritiva, sendo que apenas no primeiro dia é preciso ter mais atenção devido à anestesia.

Após 5 horas é possível comer algo leve, como torrada e chá, caso não tenha vomitado e, depois de 8 horas uma sopa ou caldo.

Nos dias seguintes após a cirurgia, a recomendação é escolher refeições mais leves e nutritivas, especialmente com ingestão adequada de frutas, legumes, verduras e líquidos (como água e chá) para ter uma evacuação mais tranquila e prevenir gases que podem causar desconforto abdominal.

6. Cinta modeladora

Um dos cuidados mais importantes no pós-operatório da abdominoplastia é o uso da cinta modeladora. Nos primeiros oito dias o uso deve ser contínuo, pois ela garante estabilidade ao abdômen, facilita os movimentos e previne a formação de seroma.

Posteriormente, ela pode ser retirada apenas para tomar banho, mas deve continuar sendo usada por 45 a 60 dias, conforme orientação especializada.

Já as meias de compressão são recomendadas para prevenir a trombose, devendo ser usadas enquanto estiver com restrição de movimentos e passar a maior parte do tempo deitada ou sentada. Ao retomar as atividades cotidianas ela já pode ser retirada.

7. Drenagem linfática

As sessões de drenagem linfática com fisioterapeuta são indicadas já nos primeiros dias de pós-cirúrgico, pois os movimentos dessa massagem vão promover uma série de benefícios à recuperação, como:

  • alívio do inchaço e melhor eliminação de líquidos;
  • prevenção de problemas como hematomas e seroma;
  • prevenção de trombose;
  • mais agilidade na eliminação de toxinas;
  • melhora da cicatrização.

A quantidade de sessões de drenagem recomendadas no pós-operatório da cirurgia plástica vai depender diretamente da recomendação médica.

8. Exposição solar

A exposição solar é uma das principais inimigas de qualquer processo de cicatrização, sendo que banhos de sol deverão ser evitados por cerca de dois meses no local da incisão cirúrgica.

9. Exercícios físicos

Como visto, já no pós-operatório imediato, os exercícios leves são recomendados para estimular a circulação sanguínea. Movimentos das pernas e dos pés devem ser feitos a cada 2 horas, caminhando se não sentir dor. Pela manhã e antes de dormir é recomendado massagens nas pernas.

Exercícios físicos mais amenos podem ser retomados dentro de um mês, como caminhada, hidroginástica e outros. Atividades mais extenuantes, como musculação, serão liberadas entre dois e três meses de acordo com a evolução do quadro.

O pós-operatório da abdominoplastia demanda vários cuidados, mas com boas-práticas o paciente poderá observar os resultados do tratamento em alguns meses conforme a cicatrização avance e o inchaço pós-cirúrgico diminua.

 

Menu Unique