Conheça quais são as opções de tratamento para celulite e como é feita a opção entre uma ou outra técnica de acordo com o quadro
Atualmente, estão disponíveis diversos tratamentos para celulite, um sinal incômodo para homens e mulheres que se manifesta principalmente no abdômen, glúteos e coxas.
A celulite consiste em um depósito de gordura, água e toxinas que se forma embaixo da pele causando ondulações na pele.
Chamada cientificamente de Lipodistrofia Ginóide ela pode ser causada por diversos fatores, como genética, biotipo, distribuição de massa e gordura, estresse, má alimentação, circulação, flacidez, alterações hormonais, sedentarismo e outros.
Entenda a seguir quais os tratamentos para celulite disponíveis e como definir a abordagem apropriada para o seu caso.
Quais os principais tratamentos para celulite?
O tratamento para celulite que será mais efetivo para o caso depende diretamente do grau, que vai de 1 a 4, indicando a gravidade do quadro.
No grau 4, o mais grave, há a celulite dura, com diversos nódulos que comprometem a circulação sanguínea no local.
Entender essas variáveis é importante para compreender que nem todos os tratamentos para celulite funcionam em todos os casos. Saiba quais são os principais a seguir.
Cremes
Os cremes para tratamento da celulite são desenvolvidos com ativos que ajudam na amenização do quadro, seja por ajudar na quebra das células adiposas, melhorar a circulação local, reduzir a inflamação ou ajudar no estímulo à produção de colágeno.
Alguns dos ativos comprovadamente eficientes nos tratamentos de celulite destacam-se: Cafeisilane C, Centella asiática e exsynutriment.
Drenagem linfática
A celulite pode ser causada por problemas no funcionamento do sistema linfático responsável pela eliminação das toxinas.
Dessa forma, sessões de drenagem linfática, ao estimular o funcionamento do sistema linfático, contribuem na eliminação de toxinas e da gordura localizada.
A técnica também é benéfica por ajudar a reduzir a retenção de líquidos, o que ameniza o inchaço e quadros inflamatórios que podem se instalar na região acometida.
Bioestimuladores
Entre os tratamentos para celulite incluem-se os bioestimuladores, que são ativos que, quando aplicados, estimulam a produção de colágeno, o que contribui na sustentação da pele e amenização da flacidez que pode agravar o quadro.
Alguns dos bioestimuladores usados nos casos de celulite incluem a hidroxiapatita de cálcio (usada na Radiesse) e o ácido poli-L-láctico (usado no Sculptra).
Mesoterapia
A mesoterapia consiste na injeção subcutânea de substâncias como hialuronidase e a colagenase que vão ajudar na melhora do aspecto da pele e, em alguns casos, na destruição das células adiposas para uma estética mais satisfatória.
Carboxiterapia
A carboxiterapia é um procedimento no qual é realizada a aplicação subcutânea de gás carbônico.
O objetivo da técnica é estimular a circulação sanguínea e oxigenação das células no local acometido, o que amplia a disponibilidade de nutrientes nos tecidos e ameniza quadros inflamatórios.
Manthus
O Manthus é uma técnica na qual se utiliza um gel, associado com ultrassom, para promover a eletroporação, que resulta no rompimento das células adiposas e sua consequente eliminação pelo organismo.
O procedimento pode ser usado para diferentes graus de celulite, mas o número de sessões para resultados satisfatórios varia entre 10 e 15, a depender da gravidade do quadro.
Ultrassom
O ultrassom micro e macro focado é uma técnica na qual é possível atingir as camadas superficiais e mais profundas da derme devido à associação de estratégias.
O equipamento usado promove um aquecimento controlado da derme para que haja o rompimento das células adiposas. Além disso, a técnica estimula a produção local de colágeno para combater a flacidez.
Radiofrequência
Outra opção entre os tratamentos para celulite é a radiofrequência, procedimento que também usa o aquecimento controlado para romper as células adiposas e estimular o colágeno.
A técnica pode ser usada em todos os graus de celulite e entrega uma pele mais lisa e uniforme, sendo uma das mais comuns para esses casos.
Endermologia
Ao unir um estímulo de massagem e sucção, a endermologia resulta em uma distribuição mais uniforme do tecido adiposo devido ao estímulo à circulação e reabsorção de gordura pelo organismo.
Pode ser usada em diferentes graus de celulite, mas a avaliação especializada é fundamental para mais eficiência no uso da técnica.
Tratamento cirúrgico
Em casos de grau 4, o tratamento que poderá ser recomendado é a subcisão. Trata-se de um procedimento cirúrgico pouco invasivo que consiste no uso de agulha bisturizada para corrigir as divisões do tecido adiposo que geram a celulite.
Após a liberação das aderências, são realizadas microinxertias de gordura para sustentabilidade e durabilidade do resultado. Na maioria das vezes, para esse procedimento, é necessária mais de uma sessão. Os resultados são bem satisfatórios.
Qual a importância da orientação médica?
Apesar das diversas opções de tratamentos para celulite disponíveis atualmente, a avaliação especializada e orientação médica são passos fundamentais para evitar tentativas frustradas de lidar com o problema.
Algumas abordagens, por exemplo, como os cremes e os bioestimuladores, serão mais satisfatórias para quadros superficiais.
Dessa forma, identificar previamente o grau de celulite e as causas do problema contribui para um tratamento mais adequado e eficiente que possa reunir procedimentos estéticos com revisão de hábitos.
Uma boa alimentação que priorize alimentos naturais, redução do estresse e prática regular de atividades físicas, por exemplo, vão atuar em conjunto com o tratamento para celulite para promover um resultado mais satisfatório e duradouro.
Assim, a orientação médica é importante para definição do tratamento mais apropriado e também para indicar mudanças no estilo de vida que contribuam com saúde e estética.