Apesar das facilidades do inverno para realização da cirurgia plástica, planejamento é essencial para que benefícios sejam efetivos
Durante a fase de planejamento, muitas pessoas se questionam se existe um período ideal para fazer cirurgia plástica.
Apesar de não ser o único período adequado, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) identificou que há um crescimento de 50% nas buscas por cirurgia plástica no inverno. Entenda mais a seguir.
QUAL O PERÍODO IDEAL PARA FAZER CIRURGIA PLÁSTICA?
O inverno é tido, por muitos, como o período ideal para fazer uma cirurgia plástica devido aos diversos fatores favoráveis dessa estação, como:
- temperaturas mais amenas, o que favorece o pós-operatório que contraindica a exposição ao calor e ao sol;
- mais facilidade para o uso de cintas pós-operatórias;
- período de férias no mês de julho;
- ter a recuperação completa até o verão seguinte, quando muitas pessoas gostam de mostrar seus resultados nas festas, carnaval e praia, por exemplo.
De fato, esses aspectos favorecem a realização da cirurgia plástica no inverno que, independente de ser o período ideal, proporciona várias facilidades ao paciente.
Apesar desses benefícios da estação mais fria, eles não são suficientes caso não haja um planejamento adequado do tratamento, o que inclui diferentes fases e cuidados prévios.
O QUE CONSIDERAR NO PLANEJAMENTO DA CIRURGIA PLÁSTICA?
O período ideal para fazer cirurgia plástica é aquele que melhor se encaixa nas demandas da sua vida, de acordo com as possibilidades econômicas, orientação médica e demandas profissionais e pessoais.
Ao considerar esses vários fatores no planejamento da cirurgia plástica reduzem-se as chances de intercorrências em alguma etapa, desde o pré-operatório até a recuperação.
A seguir conheça alguns elementos que devem ser considerados no seu planejamento para que a cirurgia plástica ocorra no seu momento ideal.
Financeiro
O planejamento financeiro é um primeiro aspecto a ser considerado no tratamento, pois são poucos os procedimentos com cobertura de seguradoras e convênios, sendo necessário pagar as diversas etapas do tratamento estético.
Lembre-se de considerar os diferentes custos incluindo exames pré-operatórios, consultas, internação hospitalar, cirurgião plástico, anestesista e equipe médica, sessões de drenagem linfática, cintas pós-operatórias e medicações.
Pré-operatório
No planejamento do pré-operatório o paciente deve considerar a escolha do cirurgião plástico, avaliando a experiência e qualificação do profissional escolhido e a disponibilidade da agenda dele.
Apesar do interesse do paciente em fazer a cirurgia o mais rapidamente possível é preciso ter clareza que isso nem sempre é possível.
Para realizar algumas cirurgias plásticas, como a abdominoplastia e a lipoaspiração, por exemplo, o cirurgião plástico pode recomendar cuidados de longo prazo, incluindo reeducação alimentar, incorporar uma rotina de exercícios físicos e perder peso antes do procedimento.
Nesses casos, o pré-operatório pode se estender por meses, mas tais cuidados são fundamentais na segurança do tratamento e nos resultados alcançados posteriormente.
Outro aspecto que pode ocorrer é os exames pré-operatórios apresentarem alterações de saúde que deverão ser tratadas antes de se realizar a cirurgia plástica.
Por fim, mas não menos importante, alguns hábitos precisam ser revistos, especialmente o tabaco, que deve ser interrompido, no mínimo, três meses antes da cirurgia plástica.
Todos esses elementos do pré-operatório devem ser considerados no planejamento, de forma que o período possa se entender para garantir mais segurança e satisfação.
Período cirúrgico
O período do pré e pós-cirúrgico imediato também deve ser considerado, pois existem várias restrições nesse momento, incluindo alimentação, medicação e repouso.
Considere que nos dias do pós-operatório imediato não será possível fazer atividades em casa ou do trabalho, mesmo aquelas que são mais leves, sendo importante ter ajuda da sua rede de apoio no período.
Portanto, o período ideal para cirurgia plástica é aquele que você tem esse tempo afastado das suas atividades, mas também que pode receber assistência de outra pessoa em alguns períodos do dia.
Recuperação
Um dos aspectos que fazem com que o inverno seja preferido de muitas pessoas para fazer a cirurgia plástica é devido ao tempo de recuperação.
De fato, vários cuidados no pós-operatório da cirurgia plástica se estendem por semanas e até mesmo meses.
O uso de cinta cirúrgica, por exemplo, deve ocorrer por até três meses em alguns tipos de cirurgia plástica, assim como o tempo sem exposição solar direta, que varia entre 30 e 90 dias.
Em alguns procedimentos, como a mamoplastia, a paciente pode precisar ficar cerca de 15 dias sem dirigir, o que altera sua autonomia e mobilidade.
Já atividades mais extenuantes poderão ser incorporadas à rotina entre 45 e 90 dias após a cirurgia plástica, o que deve ser considerado por pessoas que exercem atividades mais braçais nas suas profissões ou que têm esse tipo de demanda no dia a dia.
Mesmo pegar uma criança no colo pode ser contraindicado no período pós-operatório, o que deve ser considerado no planejamento das pessoas com filhos menores, por exemplo.
Portanto, apesar de o inverno ser sim uma estação favorável à realização da cirurgia plástica é determinante que haja um planejamento apropriado, de forma que seja o período ideal considerando sua situação pessoal de vida.