EXAMES QUE DEVEM SER REALIZADOS ANTES DA CIRURGIA PLÁSTICA

Saiba quais são os exames solicitados no pré-operatório da cirurgia plástica e como eles influenciam a saúde e estética do paciente

A realização de uma cirurgia plástica inclui várias etapas pré-operatórias responsáveis pela segurança do paciente durante o tratamento e maior satisfação estética com os resultados finais.

Dessa forma, antes de realizar uma intervenção desse tipo, a avaliação com um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é fundamental. Saiba mais.

QUAIS EXAMES FAZER ANTES DA CIRURGIA PLÁSTICA?

Os exames são fundamentais antes de qualquer cirurgia programada, pois permitem que os médicos responsáveis avaliem a condição geral de saúde do paciente, determinando o nível de segurança da intervenção.

cirurgia plástica também envolve um pré-operatório. Este, pode ser mais simples ou complexo, de acordo com a saúde do paciente e mudanças necessárias para maiores chances de sucesso com a intervenção.

A seguir saiba quais são os tipos de exames solicitados no pré-operatório da cirurgia plástica e por quê.

Exames de sangue

Os exames de sangue são os mais comuns em caso de cirurgia plástica e outros procedimentos mais invasivos. É possível fazer vários testes, incluindo:

  • glicemia em jejum: pacientes com níveis de glicose alterados, especialmente se elevados, podem apresentar mais riscos durante e depois da cirurgia. Por essa razão, diabéticos devem ter a condição controlada antes de fazer esse tipo de procedimento;
  • hemograma: são avaliados os níveis de plaquetas, hemácias e leucócitos, pois alterações significativas podem indicar doenças que contraindicam a realização da cirurgia no momento;
  • coagulograma: analisa a capacidade de coagulação do sangue, pois algumas pessoas podem ter uma tendência aumentada à hemorragia;
  • dosagem de anticorpos: permite avaliar a existência de alergias e integridade do sistema imunológico, reduzindo as chances de complicações pós-operatórias, como infecções;
  • dosagem de creatinina e ureia no sangue: avalia a saúde dos rins, sendo que alterações no órgão contraindicam procedimentos cirúrgicos eletivos.

Esses são os exames de sangue mais comuns no pré-operatório, entretanto, outras solicitações podem ser feitas pelo cirurgião plástico de acordo com o histórico pessoal do paciente.

Exames cardíacos

É comum que no pré-operatório de qualquer cirurgia seja solicitado um eletrocardiograma (ECG), exame simples e rápido para averiguar a integridade do coração por meio dos pulsos elétricos do órgão.

Caso haja alterações no eletro ou o paciente apresente um histórico de problemas cardíacos, podem ser solicitados exames adicionais mais completos.

O exame cardíaco é fundamental para minimizar as chances de uma parada cardíaca durante a cirurgia e aumentar a segurança do paciente.

Exames de urina

Médica prescrevendo exames necessários para cirurgia plástica

O exame de urina permite identificar infecções e avaliar o funcionamento do rim. São analisados aspectos macroscópicos e microscópicos básicos em exames do tipo 1 ou EAS.

Caso sejam identificadas alterações podem ser solicitados novos exames, como de urocultura, para averiguar a presença de micro-organismos responsáveis por processos infecciosos.

Exames de imagem

Em determinados casos, os exames de imagem são solicitados para contribuir no planejamento cirúrgico. Alguns exemplos incluem:

  • tomografia ou ressonância magnética no caso de rinoplastia para reconhecer a anatomia da face e dos seios faciais;
  • ultrassonografia das mamas ou mamografia em casos de mamoplastia de aumento, redutora ou mastopexia;
  • ultrassom abdominal para identificar hérnias, diástase e outras alterações antes de procedimentos como abdominoplastia e lipoaspiração.

A necessidade efetiva dos exames de imagem vai depender diretamente da avaliação médica especializada, podendo ser solicitados exames adicionais pelo profissional.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-OPERATÓRIO DA CIRURGIA PLÁSTICA?

Muitas pessoas enxergam o pré-operatório apenas como etapas protocolares, mas ele é fundamental na cirurgia plástica por diferentes motivos.

Segurança do tratamento

A solicitação de exames pré-operatórios é indispensável para garantir a segurança da intervenção cirúrgica e também minimizar as chances de problemas pós-operatórios, como infecções ou na cicatrização.

Ao garantir que o paciente esteja em boa condição de saúde, as chances de intercorrências são menores.

Alinhamento e satisfação estética

O pré-operatório também influencia os resultados estéticos alcançados na cirurgia plástica.

Um paciente com níveis aumentados de glicemia, por exemplo, pode apresentar problemas na cicatrização e ter uma cicatriz inestética, demandando um novo procedimento futuramente.

No pré-operatório também ocorre o alinhamento das expectativas do paciente com o que o procedimento pode, de fato, entregar.

Na mamoplastia de aumento, por exemplo, avalia-se qual o tamanho e formato da prótese de silicone proporcionam um resultado mais alinhado aos desejos da paciente.

Recuperação

Por fim, os cuidados do pré-operatório, incluindo os exames, também contribuem na recuperação do paciente, pois diminuem as chances de ocorrências como infecções ou inflamações.

Além disso, as orientações prévias e o preparo também vão influenciar o pós-operatório, como as informações sobre hábitos, cuidados imediatos, uso de cinta cirúrgica, repouso, medicações etc. A clareza de todo o processo é viável apenas com um bom pré-operatório da cirurgia plástica, mas garante resultados mais satisfatórios em todas as etapas do tratamento.

Menu Unique