COMO ESCOLHER O TAMANHO DA PRÓTESE DE SILICONE?

Saber como escolher o tamanho da prótese de silicone influencia tanto os resultados estéticos como a segurança da mamoplastia de aumento

Uma das principais dúvidas após decidir pela mamoplastia de aumento é sobre como escolher o tamanho da prótese de silicone para garantir um resultado esteticamente satisfatório e natural, ao mesmo tempo.

Nos últimos anos houve grandes avanços em relação às próteses de silicone de forma que o volume não é mais o único determinante estético.

Os resultados também vão ser influenciados pelo formato da prótese, que pode ser anatômica, de perfil baixo, perfil moderado, perfil alto (redonda) ou super alto (cônica).

A seguir, focamos em como escolher o tamanho da prótese de silicone, mas lembrando que esses outros aspectos também são importantes.

6 DICAS DE COMO ESCOLHER O TAMANHO DA PRÓTESE DE SILICONE

A definição do tamanho da prótese de silicone não é simples, pois envolve uma decisão que vai influenciar a estética da paciente no longo prazo. Além disso, questões de saúde também devem ser consideradas.

Confira, então, 6 dicas de como escolher o tamanho da prótese de silicone para alcançar melhores resultados.

1. Desejo pessoal

O desejo e expectativas da paciente com a mamoplastia de aumento certamente devem ser considerados na ponderação quanto ao tamanho da prótese de silicone.

As expectativas devem ser apresentadas ao cirurgião plástico ainda no pré-operatório, seja ter seios volumosos e projetados para decotes mais chamativos ou almejar que o resultado seja mais natural.

2. Avaliação especializada

A avaliação especializada do cirurgião plástico deve ser ponderada pela paciente na escolha do tamanho da prótese de silicone.

O profissional é o mais apto a fazer uma recomendação que respeite o biótipo da paciente, apresentando bons resultados estéticos e sem comprometer a saúde.

Além disso, ele também leva em consideração as expectativas apresentadas pela paciente, buscando uma solução que atenda satisfatoriamente todos esses requisitos.

3. Estrutura corporal

Um dos aspectos mais importantes de serem considerados em como escolher o tamanho da prótese de silicone refere-se à estrutura corporal ou biótipo da paciente.

Uma prótese incompatível com a estrutura corporal pode resultar em diferentes insatisfações por parecer um resultado artificial, mas também comprometer a saúde da mulher.

Próteses desproporcionalmente grandes à estrutura corporal da paciente aumentam as chances de problemas como:

  • sensibilidade permanente dos mamilos;
  • estiramento da pele com surgimento de estrias;
  • problemas na coluna vertebral devido ao peso;
  • maiores chances de complicações pós-operatórias, como dor intensa, formação de seroma e inflamações.

Portanto, é fundamental que o tamanho da prótese de silicone seja compatível com o biótipo da paciente, reduzindo as chances desses problemas na recuperação ou insatisfações estéticas com o resultado.

4. Rotina

Também pode ser relevante ponderar sobre a rotina. Por exemplo, a prática regular de alguma atividade física que possa ser atrapalhada de acordo com o tamanho da prótese de silicone.

Implantes maiores podem prejudicar o desempenho em algumas atividades, como natação e corrida.

5. Simetria dos seios

Mulher medindo o busto com fita métrica para ajudar como escolher o tamanho da prótese de silicone

Algumas mulheres apresentam assimetria entre os seios, de forma que esse aspecto pode ser considerado na hora de escolher o tamanho da prótese para que seja feita a correção dessa característica.

Dessa forma, são solicitadas próteses de tamanhos diferentes que compensam a assimetria natural dos seios, promovendo um resultado final mais satisfatório.

6. Bom senso

A colocação da prótese de silicone é uma decisão de longo prazo, de forma que vai permanecer com você por 10, 15 anos ou mais.

Dessa forma, é importante evitar que a escolha do tamanho do implante seja baseada em modismos ou influência de outras pessoas, como familiares ou amigas.

É preciso avaliar se após tantos anos você ainda se sentirá confortável com essa estética, o que é mais provável quando os resultados são mais naturais e compatíveis com o corpo.

Uma prótese muito grande para o corpo, além dos problemas mencionados anteriormente, pode causar maior caimento das mamas, tornando-as flácidas, por exemplo, o que compromete o resultado de longo prazo da mamoplastia.

Por tais razões, a consideração do cirurgião plástico é sempre fundamental na decisão quanto ao tamanho da prótese de silicone, evitando escolhas que podem se mostrar frustrantes no longo prazo.

Mas, como indicado, além do volume da prótese, o formato também vai influenciar os resultados.

Se o objetivo é ter um seio avantajado para uso de decote, por exemplo, é possível aliar um tamanho da prótese de silicone compatível com o biótipo e investir no perfil super alto, que garante um formato mais projetado.

Já se o objetivo é uma prótese de tamanho médio, com resultado mais natural, o formato anatômico, que imita a estética dos seios, pode ser mais recomendado.

Portanto, são vários os fatores que influenciam em como escolher o tamanho da prótese de silicone.

Dentre eles, destaca-se a relevância da avaliação médica especializada para dar suporte e orientação em todo o pré-operatório da cirurgia plástica, incluindo no momento de decidir a prótese.

Menu Unique