Benefícios da puboplastia incluem resultados estéticos, mas também desempenho físico e sexual das pacientes. Saiba como é feita a cirurgia
A puboplastia, também chamada de cirurgia do monte de vênus, é uma cirurgia plástica voltada à correção estética na região pubiana feminina.
Com bons resultados pelas pacientes que optaram pela puboplastia, a técnica pode gerar benefícios à saúde, autoestima e emocional das pacientes. Saiba mais a seguir.
Quando a puboplastia é indicada?
O acúmulo de pele, com flacidez, a perda de elasticidade e a curvatura da inserção pubiana podem justificar a cirurgia plástica de puboplastia.
Em geral, a flacidez que se acumula na região do monte de vênus está associada a quadros de perda significativa de peso, como nas pacientes após gastroplastia.
Nesses casos, há uma formação flácida, pendente e volumosa na região pubiana que compromete a saúde emocional e comportamental das pacientes.
Dessa forma, são boas candidatas à realização da puboplastia mulheres que perderam peso significativamente após a cirurgia bariátrica e apresentam acúmulo de pele no púbis, com bom estado de saúde e estabilidade do peso.
Como é realizada a puboplastia?
A puboplastia é realizada com anestesia local e sedação, peridural ou geral, sendo executada em ambiente hospitalar e com duração que varia de 30 a 60 minutos, a depender da complexidade do caso.
Em geral, é feita uma pequena incisão na linha pubiana, entre 6 e 7 cm acima da comissura da vulva.
Por essa incisão é realizada a remoção do excesso de pele e tecido adiposo que se concentra no local.
Para pacientes com ptose grave do púbis pode ser realizada uma incisão adicional em V para auxiliar na remoção do excesso de tecidos e sutura da musculatura.
Em seguida é feito o fechamento da incisão e a paciente costuma receber alta hospitalar no mesmo dia.
Quais os cuidados pré e pós-operatórios?
No pré-operatório da puboplastia, o cirurgião plástico pode solicitar alguns exames para garantir maior segurança na execução do procedimento, como de sangue, urina, cardíacos e de imagem.
O planejamento pré-operatório também é realizado considerando o histórico da paciente, suas características físicas e as expectativas com o tratamento.
Já no pós-operatório é importante que a paciente siga as recomendações da equipe, como:
- repouso de, em média, 7 dias;
- uso de cinta de compressão nas pernas para prevenção de trombose;
- abstinência sexual por cerca de 30 dias;
- manter uma alimentação leve e rica em fibras para prevenir a constipação;
- manter-se hidratada com um consumo adequado de água;
- tomar apenas a medicação prescrita pelo médico que pode incluir analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios;
- não fazer esforço físico pelo período de 30 dias, em média.
Os cuidados pós-operatórios da puboplastia não são difíceis, mas são indispensáveis tanto para segurança da paciente como para obter melhores resultados estéticos com o tratamento.
O procedimento pode ser associado com outras cirurgias plásticas?
Como a puboplastia é, geralmente, uma das cirurgias pós-bariátrica, é comum que a paciente tenha outras demandas cirúrgicas.
Dessa forma, a puboplastia pode ser associada, por exemplo, à cruroplastia, ou lifting das coxas, região que é frequentemente operada para remoção de pele após perda de peso decorrente da gastroplastia.
Também é comum a associação da puboplastia com a abdominoplastia, cirurgia plástica para remoção do excesso de pele que se acumula na região abdominal.
A abdominoplastia faz parte do protocolo comum pós-bariátrica, pois é a região com maior tendência à flacidez decorrente do processo de emagrecimento.
A associação da puboplastia com a abdominoplastia, entretanto, depende de avaliação do cirurgião plástico, pois a execução concomitante dos procedimentos depende do grau de complexidade da intervenção.
Quais os benefícios do tratamento?
O objetivo da puboplastia é a redução do monte de vênus em casos nos quais ocorre a flacidez pubiana ou ptose, principalmente após perda de peso.
Um estudo com 40 mulheres constatou que houve unanimidade na avaliação positiva do tratamento.
Trata-se de uma cirurgia plástica simples e com chances mínimas de complicações operatórias, mas que consegue, com bons níveis de satisfação, corrigir insatisfações estéticas no local tratado.
Verificou-se, como resultado, que houve a melhora da estética na região pubiana das pacientes acompanhadas, mas também benefícios físicos e sexuais às pacientes, inclusive com melhor alinhamento da uretra.
O tratamento é assim indicado, sendo seguro e eficaz, às mulheres com insatisfações estéticas relacionadas ao tamanho do monte de vênus ou deformidades decorrentes de fatores variados.
A indicação da puboplastia, no entanto, deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança após avaliação individual do caso e do histórico da paciente.