Resultado da rinoplastia pode ser mais satisfatório com cuidados que vão desde a escolha do cirurgião plástico até a recuperação cirúrgica. Confira!
É muito comum pensar no resultado da rinoplastia durante a etapa decisória dessa cirurgia plástica, afinal, é comum ouvir relatos de casos nos quais os resultados ficaram aquém do desejado.
Apesar dessa percepção, um estudo localizado constatou um índice de satisfação com a cirurgia plástica do nariz de 85,48% dos participantes, mostrando um alto nível de aprovação da cirurgia plástica no nariz. Saiba mais a seguir.
O que é a rinoplastia?
A rinoplastia é a cirurgia plástica para correção de insatisfações estéticas com o nariz, sendo capaz de corrigir ou amenizar a maior parte dos desconfortos com a aparência nasal.
Por meio da cirurgia plástica do nariz é possível reduzir ou aumentar, estreitar as asas nasais, alterar a projeção da ponta nasal, corrigir a giba sobressalente, resolver assimetrias entre as laterais do nariz, centralizar a columela e outras possíveis insatisfações.
A flexibilidade da rinoplastia é um ponto favorável dessa cirurgia plástica, mas as diversas possibilidades também podem levar o paciente a uma percepção equivocada quanto aos resultados.
Outro aspecto importante é que a rinoplastia pode ser associada à correção de problemas funcionais no nariz, como o desvio de septo.
Dessa forma, no resultado da rinoplastia é avaliada a percepção estético-funcional do paciente após o tratamento.
Como ter um resultado da rinoplastia satisfatório?
Conhecendo as possibilidades dessa cirurgia plástica também é viável ponderar sobre práticas que asseguram um resultado da rinoplastia mais satisfatório. Conheça a seguir.
Escolha do cirurgião plástico
Um aspecto primordial antes de optar pela rinoplastia é escolher um cirurgião plástico mais qualificado para a execução desse procedimento cirúrgico.
A cirurgia é de elevada complexidade devido à estrutura nasal, especialmente quando é preciso lesionar o osso nasal para entregar o resultado estético almejado.
Assim, é importante que o profissional seja qualificado tendo registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e também experiência na realização do procedimento.
Pré-operatório
Tendo escolhido um cirurgião qualificado à realização da rinoplastia é o momento do pré-operatório.
É fundamental que o paciente informe o médico sobre seu histórico, não omitindo patologias ou ocorrências que possam afetar a execução ou recuperação da cirurgia plástica.
Nesse caso, qualquer alteração prévia no nariz, como lesões, cirurgias anteriores ou problemas respiratórios devem ser apresentados.
O médico também vai solicitar os exames pré-cirúrgicos que ajudam a constatar que o paciente está apto à intervenção. Para rinoplastia é comum que sejam solicitados exames como:
- de sangue, incluindo hemograma completo, coagulograma, glicemia, potássio, sódio, ureia e outros;
- de urina, incluindo urocultura;
- cardíacos, incluindo ecocardiograma;
- de imagem, como raios-x do crânio.
Outras solicitações podem ser realizadas pelo médico caso ele avalie necessário.
Alinhamento das expectativas
Quando o paciente retorna com os exames e verifica-se que ele está apto à cirurgia plástica, um ponto fundamental do pré-operatório é o alinhamento de expectativas.
É imprescindível que o paciente descreva ao médico como deseja que seja o resultado e ouça a opinião especializada sobre a viabilidade das expectativas existentes.
É muito comum que o paciente traga referências de pessoas famosas, querendo um nariz semelhante a esse ou aquele.
Na área estética não é assim que funciona, pois é importante que seja considerada a estrutura e características faciais individuais para definir qual estrutura nasal é mais harmônica em relação à face.
Esse aspecto é decisivo para que o paciente fique mais satisfeito com o resultado da rinoplastia, não por ele ser exatamente como o idealizado, mas porque vai corresponder às expectativas realistas definidas em conjunto com o cirurgião plástico.
Cuidados pós-cirúrgicos
Por fim, mas não menos importante, estão os cuidados do pós-operatório da rinoplastia que devem ser orientados pela equipe médica responsável. São diversas recomendações, incluindo:
- repouso de 7 a 10 dias;
- alimentação fria e pastosa nos primeiros dias e reinserindo alimentos normais aos poucos;
- compressas frias sem incidir peso no local operado para melhorar o inchaço, que é normal no pós-cirúrgico imediato;
- repousar com dois travesseiros, garantindo que a cabeça fique mais elevada, o que previne sangramentos nasais;
- manter o local limpo e seco, fazendo a substituição dos curativos conforme orientação médica;
- não fazer esforço físico por cerca de um mês e evitar, por até três meses, atividades que podem causar impacto no local operado;
- não usar acessórios que incidam peso no local por 15 dias;
- não se expor ao sol por 30 a 90 dias.
Os cuidados pós-operatórios são importantes para prevenir complicações cirúrgicas, como sangramentos, abertura dos pontos, seroma ou intensificação do inchaço.
Além disso, tais recomendações contribuem diretamente no resultado da rinoplastia ao afetar a recuperação do paciente e o tempo para regressão do inchaço e hematomas.
Conjuntamente, essas boas-práticas garantem uma cirurgia plástica mais segura e resultados mais satisfatórios do ponto de vista estético-funcional.