Conheça em quais casos a tatuagem na Medicina pode ser utilizada e quais são os benefícios desse tratamento
A tatuagem na medicina tem, atualmente, aplicações diversas que contribuem com pacientes em situações de fragilidade em decorrência de sinais na pele que lembram a enfermidade vivida.
Além disso, há usos estéticos da tatuagem na medicina que contribuem com a autoestima e o bem-estar de pacientes.
Quais são as aplicações da tatuagem na Medicina?
O uso da tatuagem na Medicina foi incorporado por médicos visando a melhora estética de sinais após enfermidades, como obesidade, câncer e cirurgias.
Para que seja uma prática segura e com resultados satisfatórios é indispensável que seja realizada por médico qualificado e com uso dos materiais adequados, como materiais antialérgicos e condizentes com a manutenção da saúde do paciente.
Conheça as principais aplicações da tatuagem na Medicina atualmente.
Estrias
As estrias ocorrem devido ao rompimento das fibras elásticas da pele, sendo comuns em pacientes que ganham peso ou devido à fase de crescimento na qual há o estiramento da pele.
As estrias também são sinais incômodos para pacientes que perderam peso após conviver com a obesidade.
Assim, a tatuagem na medicina para cobrir estrias é uma opção de tratamento para sinais brancos, que são mais antigos e de difícil remoção por meio de procedimentos estéticos.
Com um blend de tintas se obtém um tom próximo ao da pele do paciente, de forma que ao tatuar por cima, as estrias brancas ficam escondidas.
Cicatrizes
Algumas cicatrizes podem ser particularmente incômodas, seja pela extensão, localização, má cicatrização e até mesmo por relembrar um tratamento difícil.
Com isso, a tatuagem na Medicina também se tornou uma opção para amenizar esses sinais indesejados.
Nesse caso, a tatuagem pode tanto ser realizada na linha da cicatriz, visando amenizar a aparência do sinal, como ser uma tatuagem artística envolvendo o local operado.
Mastectomia total
A mastectomia total como parte do tratamento oncológico é um desafio à saúde e emocional das pacientes, sendo a remoção da aréola um evento, para muitas, traumático.
Por meio da tatuagem na medicina tornou-se possível a reconstrução da aréola que fica com uma estética natural devido à técnica de tatuagem 3D.
Com a tatuagem a estética da aréola fica muito natural, seguindo padrões de cor, formato e tamanho como antes da cirurgia.
Quais os benefícios do tratamento?
Os benefícios da tatuagem na medicina para esses casos são muitos e incluem:
- melhora da autoestima da paciente;
- ganhos de autoimagem;
- melhora estética da região;
- benefícios à sociabilidade da paciente;
- segurança e confiabilidade do tratamento;
- ajuda na superação emocional de patologias.
Para que tais benefícios se efetivem é importante que o tratamento seja conduzido por um profissional qualificado, com domínio da técnica e informado quanto ao histórico de saúde do paciente.
Isso garante o uso de materiais mais adequados, o que é fundamental para evitar rejeição, complicações e até mesmo alterações sutis que comprometem os resultados da técnica.
Para decidir pela tatuagem na medicina é importante contar com a avaliação e indicação de um médico especializado que vai verificar se a conduta é a mais adequada ao caso e se atende as expectativas do paciente em relação ao tratamento.