O repouso após cirurgia plástica está entre principais cuidados para recuperação adequada, influenciando a saúde do paciente e estética
O repouso após cirurgia plástica é indispensável para boa recuperação do paciente, viabilizando a retomada gradativa da rotina, bem como influenciando os resultados estéticos.
As recomendações pós-operatórias são informadas ao paciente antes da alta hospitalar pela equipe médica, mas alguns cuidados podem ser planejados com antecedência. Confira!
Quais as orientações do repouso após cirurgia plástica?
Muitas das orientações pós-operatórias são comuns na maior parte das cirurgias plásticas, ainda que possa haver pequenas especificidades de acordo com o caso. As mais frequentes incluem:
- fazer o repouso após cirurgia plástica de acordo com a complexidade do procedimento;
- tomar apenas a medicação prescrita pelo médico;
- manter a incisão cirúrgica bem higienizada e seca;
- não expor o local operado ao sol pelo período mínimo de 5 mês;
- evitar movimentar o local mais sensível, o que pode incluir 2 a 3 semanas sem dirigir;
- ter uma alimentação saudável, sendo que alimentos frios e pastosos serão recomendados no pós-operatórios de procedimentos como a rinoplastia e mentoplastia;
- usar cinta ou sutiã pós-cirúrgico e, em alguns casos, meia compressiva;
- fazer sessões de drenagem linfática;
- não realizar exercícios físicos pelo período de 30 a 90 dias.
O período pelo qual as recomendações devem ser seguidas vai depender diretamente da evolução pós-operatória e os cuidados com o repouso após cirurgia plástica só devem ser interrompidos com expressa liberação do médico responsável.
Como é a evolução pós-cirúrgica?
Em toda cirurgia plástica, a evolução pós-operatório pode ser dividida em três fases:
- período imediato: consiste no período que vai até o 30º dia após o procedimento cirúrgico, sendo uma fase na qual é normal apresentar inchaço, hematomas e sensibilidade;
- período mediato: vai do 2 ao 12º mês, ocorrendo um espessamento natural da cicatriz que fica numa tonalidade mais amarronzada antes de clarear e regressão da maior parte dos desconfortos;
- período tardio: entre o 12 e 18º mês quando a cicatriz fica mais clara e os resultados definitivos da cirurgia plástica podem, enfim, ser avaliados.
O repouso após cirurgia plástica é realizado no período imediato e dura, em geral, entre 5 e 14 dias, a depender da complexidade do procedimento.
No caso de cirurgias como otoplastia e blefaroplastia, por exemplo, o repouso de cinco dias costuma ser suficiente, mas outros cuidados ainda serão necessários.
Técnicas mais invasivas como a abdominoplastia, mamoplastia e lifting facial podem demandar até 30 dias de repouso, que não precisa ser absoluto, mas no qual devem ser evitadas atividades mais extenuantes.
O tempo de repouso após cirurgia plástica depende sempre de fatores individuais, como o nível de desconforto do paciente, sua condição geral de saúde, a ausência de dor ou complicações pós-operatórias etc.
Apesar da recomendação de repouso, na maior parte das cirurgias plásticas, o paciente é incentivado a iniciar leves caminhadas em casa já no dia seguinte à cirurgia plástica para evitar trombose nas pernas, um dos principais riscos.
Já o cuidado de maior duração é o de evitar exercícios físicos, que podem ser restringidos por até 90 dias. Eles poderão ser reincorporados à rotina progressivamente, a depender da intensidade da prática, disposição individual e autorização médica.
Qual a importância do repouso no pós-operatório?
O repouso após cirurgia plástica é indispensável à recuperação do paciente, pois qualquer procedimento desse tipo provoca lesões que demandam um processo de cura, interna e externa, do corpo.
O repouso e demais orientações do pós-operatório da cirurgia plástica são importantes para reduzir as chances de complicações pós-cirúrgicas, como hemorragias, abertura dos pontos, manchas na pele, trombose, infecções e outras.
Assim, um primeiro motivo pelo qual você deve fazer o repouso pós-operatório é a preservação da sua saúde, dando melhores condições à recuperação do corpo.
Ao mesmo tempo, seguir as orientações pós-cirúrgicas é determinante nos resultados estéticos alcançados.
Quando se instalam complicações pós-operatórias, como seroma, sangramentos, abertura dos pontos e necrose dos tecidos, além do comprometimento da saúde, há uma piora na estética final da cicatriz.
Com isso, os cuidados na recuperação da cirurgia plástica, garantem-se também resultados estéticos mais satisfatórios e compatíveis com as expectativas e desejos que motivaram o paciente a buscar pelo tratamento.
Por fim, outro aspecto importante do repouso pós-operatório é que ele contribui para uma recuperação mais rápida, viabilizando o retorno às atividades rotineiras em menos tempo e com mínimo desconforto.
Apesar das questões e dicas apresentadas, as orientações para o repouso após cirurgia plástica devem ser seguidas conforme a prescrição do cirurgião plástico, o mais apto a entender as necessidades individuais do caso.