Definir o peitoral masculino é possível por meio de exercícios e boa alimentação, mas quadros de ginecomastia inviabilizam resultados. Saiba mais
Para muitos homens, definir o peitoral masculino é um objetivo que, apesar de alcançável, mostra-se desafiador devido à necessidade de associar diferentes práticas.
É importante considerar em quais casos a definição peitoral pode ser alcançada com academia e quando outras abordagens se fazem necessárias. Saiba mais a seguir!
Como definir o peitoral masculino?
Atualmente, definir peitoral masculino é um símbolo não apenas estético como também de masculinidade, sendo importante que o indivíduo avalie de forma crítica se essa aparência condiz realmente com seus objetivos e anseios.
Após considerar a própria individualidade quando o tema é estética, podemos listar algumas práticas que devem ser incorporadas no dia a dia para alcançar a definição do peitoral. Confira.
Programa de treinamento saudável
Antes de falarmos sobre quais exercícios que ajudam a definir o peitoral masculino é importante salientar a relevância de um programa de treinamento saudável.
Nesse sentido, fazer exercícios demais ou acreditar que só a intensidade do treinamento vai colaborar são equívocos comuns. Algumas dicas incluem:
- É importante levar o físico ao limite, mas sem ultrapassá-lo, o que pode causar lesões e inviabilizar os treinos;
- Os treinos devem estar em constante evolução, seja intercalando exercícios como também aumentando o nível de dificuldade e intensidade das práticas;
- É fundamental ter períodos de repouso entre os treinos, pois é durante ele que os músculos, de fato, crescem a partir da hipertrofia;
- Deve-se alternar os exercícios, incluindo treinamentos de pernas, abdômen e costas para resultados mais sólidos e satisfatórios;
- É importante conseguir fazer os movimentos completos em vez de carregar mais peso, portanto, verifique se consegue executar as séries.
Com essas recomendações fica claro que para definir o peitoral masculino não é nem recomendado treinar essa região todos os dias ou extrapolar nas práticas, mas sim ter um programa de treinamento saudável e realista.
Exercícios específicos
Agora que já falamos sobre a importância de um programa estruturado corretamente e quais são as condutas são mais favoráveis à hipertrofia muscular, vamos apresentar quais exercícios para peitoral não podem faltar na sua rotina:
- Supino inclinado com halteres: com o banco inclinado, esse exercício permite trabalhar o peitoral superior;
- Supino deitado com barra: nesse exercício, o foco é o fortalecimento e ganho de massa na região do peitoral, com foco na região média e abdômen, que deve ser contraído durante a prática;
- Afundos nas barras paralelas: os afundos são mais utilizados para treinamento do tríceps, mas com essa variação é possível treinar o peitoral inferior que não é acionado durante os exercícios de supino;
- Crossover: o crossover com pegada alta é uma ótima opção para ganho de massa magra no peitoral alto e médio e também ajuda na definição desses dois músculos, ajudando no resultado estético alcançado;
- Crucifixo: também chamado de fly é um dos principais exercícios para treinar o peitoral, acionando a região alta e o deltóide anterior;
- Flexões: o foco é o fortalecimento dos braços e peitoral médio, garantindo maior definição.
É fundamental que a execução dos exercícios seja orientada por um instrutor devidamente qualificado e também a quantidade de repetições de acordo com os objetivos individuais.
Alimentação
A alimentação é outro aspecto de grande relevância para quem deseja definir o peitoral masculino, pois a dieta deve ser voltada ao ganho de massa muscular.
Nesse sentido, é importante ter uma dieta rica em proteínas magras e também manter os níveis de energia adequados por meio da ingestão de carboidratos.
Deve-se diferenciar ter volume no peitoral com definir a musculatura. Quando há excesso de gordura corporal pode apresentar volume na região, mas sem definição.
Em alguns casos, pode ser necessária a suplementação para garantir melhores resultados de hipertrofia e performance física. Essa opção deve ser orientada por um especialista, como nutrólogo ou nutricionista.
Medicação
Para alguns homens, a definição do peitoral é ainda mais difícil devido ao crescimento mamário anormal, chamado de ginecomastia.
Ele ocorre, geralmente, por distúrbios hormonais com níveis alterados de estrogênio e testosterona, resultando no aumento das glândulas mamárias.
Nesses casos, os exercícios físicos e a alimentação saudável não vão gerar resultados estéticos, pois há um problema de saúde relacionado.
É fundamental buscar assistência médica especializada, sendo que o profissional pode prescrever medicação específica para controle dos níveis hormonais e restauração da normalidade da mama masculina.
Ginecomastia
Quando o problema não é satisfatoriamente revertido por meio de medicação torna-se necessário recorrer à cirurgia de ginecomastia.
Esse procedimento é indicado para remoção do excesso de glândulas mamárias e depósitos de gordura na mama masculina, contribuindo na estética e auto-estima do paciente.
Após a ginecomastia, caso o paciente deseje definir o peitoral masculino, ele conseguirá ter resultados por meio dos exercícios físicos e alimentação, desde que siga as recomendações do instrutor especializado.
Portanto, nem sempre a falta de definição do peitoral é resultado da falta de cuidados, sendo importante conseguir diferenciar os quadros de ginecomastia que demandam intervenção clínica e até cirúrgica.