PRINCIPAIS CUIDADOS NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE UMA CIRURGIA PLÁSTICA

Cuidados do pré e pós-operatório da cirurgia plástica influenciam resultados estéticos e segurança do paciente durante tratamento

O resultado da cirurgia plástica depende tanto dos cuidados no pré e pós-operatório quanto da execução cirúrgica em si, de forma que conhecer as recomendações é fundamental.

O planejamento pré e pós-operatórios deve ser realizado conforme a orientação da equipe médica responsável. A seguir conheça as melhores práticas e ao que se atentar nesses momentos cruciais da cirurgia plástica.

CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO DA CIRURGIA PLÁSTICA

O pré-operatório da cirurgia plástica começa assim que o paciente decide por esse tipo de intervenção e envolve diferentes etapas.

Escolha do médico

O primeiro cuidado do pré-operatório é escolher o cirurgião plástico responsável que deve ser qualificado e apto à realização da cirurgia e também cultivar um bom relacionamento com o paciente.

Nessa etapa, avalie questões como a estrutura da clínica, se o profissional tem registro ativo na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e qual a avaliação e comentários de outros pacientes.

Consulta de avaliação

Após selecionar o profissional, é agendada a consulta de avaliação. Ela é fundamental para que o cirurgião plástico pondere as expectativas em relação ao procedimento e a viabilidade de alcançar os resultados desejados.

Além disso, o especialista verifica o histórico de saúde do paciente e indica se e qual a cirurgia plástica mais adequada ao caso.

Hábitos

Geralmente, o objetivo com a cirurgia plástica é estético, mas muitos resultados podem ser alcançados sem uma intervenção cirúrgica. Esse aspecto também será ponderado pelo cirurgião.

No caso de uma lipoaspiração, por exemplo, hábitos como alimentação saudável e exercícios físicos são considerados, pois eles são cruciais para melhores resultados que possam ser mantidos no longo prazo.

Outra questão importante é que hábitos como fumar devem ser cortados meses antes da cirurgia por aumentar os riscos de complicações pós-operatórias.

Exames médicos

Na consulta inicial, além da avaliação o médico faz a solicitação de exames gerais que vão ajudar a entender o estado de saúde do paciente, como:

  • hemograma completo;
  • glicemia;
  • coagulação;
  • exame de urina;
  • exame cardíaco.

O objetivo é que o paciente esteja em boas condições de saúde. A existência de patologias crônicas, como diabetes ou hipertensão, demanda controle antes de avançar no tratamento.

Planejamento cirúrgico

O planejamento cirúrgico é realizado após os resultados indicarem que o paciente está saudável.

Nesse momento são definidos os pormenores da cirurgia plástica, como a técnica cirúrgica, tipo de incisão, no caso de prótese de silicone, qual será o tipo e volume etc.

Esse momento é fundamental para aumentar a segurança da intervenção cirúrgica e também planejar o procedimento de forma que os resultados sejam mais naturais e satisfatórios ao paciente.

Pré-cirúrgico

Consiste nos dias que antecedem a cirurgia plástica, nos quais pode haver recomendações específicas incluindo interrupção do uso de determinadas medicações, não ingerir bebidas alcoólicas, fazer uma refeição leve na véspera, jejum de 8 a 12 horas e ir ao hospital com acompanhante, no horário agendado, sem joias ou maquiagem.

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA PLÁSTICA

Assim como o pré, o pós-operatório também influencia diretamente os resultados alcançados com a cirurgia plástica. As recomendações são informadas antes da alta hospitalar.

Repouso

Mulher vestida com avental de paciente sentada em maca de hospital

O repouso é a principal recomendação pós-operatória, mas não significa ficar deitado por vários dias.

A recomendação é evitar atividades desgastantes, especialmente aquelas que implicam uso da região operada. Mas no caso da abdominoplastia, por exemplo, leves caminhadas em casa são indicadas a partir do dia seguinte da cirurgia, prevenindo trombose.

O repouso deve ser mantido por 7 a 14 dias, dependendo do tipo de cirurgia e atividades mais extenuantes, como carregar peso, academia ou esportes podem ser retomados entre 30 e 90 dias, conforme alta médica.

Alimentação

As mudanças alimentares são mais recomendadas em cirurgias plásticas como a rinoplastia e mentoplastia, devendo ser pastosa e fria nos primeiros dias.

A parte essas recomendações específicas, a orientação é investir em uma alimentação saudável no pós-operatório, priorizando alimentos naturais como verduras, legumes e frutas e reduzindo o consumo de processados e opções mais inflamatórias, como os derivados de leite.

Cinta pós-operatória

Muitas cirurgias plásticas como abdominoplastia e mamoplastia demandam o uso de cinta, faixa ou sutiã no pós-operatório.

Eles servem para dar mais sustentação às novas estruturas, melhorando a cicatrização e minimizando quadros como formação de edemas e seromas.

Exposição solar

A exposição solar no pós-operatório prejudica a cicatrização, tendendo a deixar a cicatriz final mais escura, e pode causar manchas, especialmente em procedimentos como a rinoplastia.

Drenagem linfática

As sessões de drenagem linfática no pós-operatório da cirurgia plástica são indicadas para amenizar o inchaço, retenção de líquido, ajudar o organismo na eliminação de toxinas e melhorar a cicatrização.

O número de sessões depende do tipo de cirurgia plástica, mas esse cuidado beneficia diretamente os resultados do procedimento.

Além dessas recomendações pós-operatórias é importante que o paciente mantenha o local da incisão higienizado com água e sabão neutro e seco e tome as medicações prescritas pelo cirurgião plástico.

Portanto, os cuidados no pré e pós-operatório da cirurgia plástica são diversos, mas indispensáveis à saúde do paciente, segurança do procedimento e melhores resultados estéticos.

Menu Unique