No tratamento com Sculptra é feita a aplicação subcutânea do ácido poli-L-lático (PLLA), uma substância sintética
O Sculptra é um tratamento com bioestimuladores que ajuda no combate aos sinais de envelhecimento cutâneo, com destaque para a flacidez devido à sua ação na estrutura da pele.
Para avaliar se o Sculptra é a melhor opção para você é fundamental entender o que é e como é feito o tratamento, as indicações da técnica e passar por uma avaliação especializada. Saiba mais a seguir!
O que é o Sculptra?
O Sculptra é um tratamento que visa amenizar sinais como a flacidez e rugas que surgem principalmente após os 30 anos em decorrência da diminuição da produção das fibras de colágeno, que são a principal proteína que estrutura a pele.
No tratamento é feita a aplicação subcutânea do ácido poli-L-lático (PLLA), uma substância sintética biocompatível que é absorvida pelo organismo em alguns meses.
Durante a absorção do ácido poli-L-láctico ocorre o estímulo de substâncias que contribuem na firmeza da pele. As principais são:
- fibroblastos: são as células responsáveis pela produção de colágeno, fundamental à estrutura da pele;
- adipócitos: são as células que fazem o armazenamento da gordura para preencher o tecido subdérmico e evitar a perda de volume em algumas áreas;
- osteoclastos: são as células responsáveis pela formação do tecido ósseo.
Ao estimular esses três tipos de células, o Sculptra promove uma reestruturação da pele, combatendo sinais, como flacidez e rugas, e prevenindo o surgimento de novos.
Quais são as indicações do Sculptra?
O Sculptra é indicado, preferencialmente, quando surgem os primeiros sinais de flacidez facial, o que costuma ocorrer próximo aos 40 anos em decorrência da redução das fibras de colágeno após os 30 anos.
Entretanto, o tratamento também apresenta resultados quando realizado em quadros mais avançados de flacidez, uma vez que influencia a estrutura da pele como um todo.
O ácido poli-L-láctico é absorvido pelo organismo, de forma que os resultados mais significativos do tratamento são temporários, no entanto, por melhorar a produção de colágeno, o armazenamento de gordura e os tecidos ósseos, há vantagens duradouras no método.
O Sculptra é indicado, especialmente, no tratamento de insatisfações estéticas faciais, entretanto, também pode ser realizado em outras partes do corpo, como:
- pescoço e colo para amenização da flacidez e suavização de rugas;
- braços para reduzir a flacidez e enrugamento da área;
- abdômen para melhorar a flacidez, especialmente após a gestação ou emagrecimento;
- coxas para reduzir a flacidez e celulites;
- glúteos para amenizar a flacidez e ajudar no delineamento e volume da região;
- mãos para suavizar rugas e melhorar a textura da pele.
Verifica-se, assim, que o Sculptra é indicado para diferentes regiões, entregando resultados estéticos satisfatórios em uma gama variada de demandas.
Como é feito o tratamento?
O Sculptra é realizado no próprio consultório do dermatologista ou cirurgião plástico, profissionais mais qualificados à execução da técnica.
Diferentes de outros bioestimuladores, o ácido poli-L-láctico é aplicado na derme profunda, camada intermediária da pele, de forma a agir na estrutura da pele.
A aplicação é feita com agulhas muito finas, causando um leve desconforto à paciente. Como o produto tem anestésico em sua formulação, mesmo pessoas mais suscetíveis à dor não costumam sentir incômodo durante o tratamento.
Um aspecto fundamental da técnica é a aplicação da substância nos pontos corretos para melhorar os resultados alcançados. Por essa razão, é imprescindível realizar o tratamento apenas com profissionais qualificados e experientes na execução.
O Sculptra pode ser associado com outros tratamentos, inclusive de aplicação subcutânea, como a toxina botulínica e o ácido hialurônico, sendo frequentemente usado na harmonização facial.
A indicação de associação dos tratamentos, entretanto, deve ser feita por um especialista.
Quais são os resultados com o Sculptra?
Como outras técnicas, o Sculptra não demanda muitos cuidados após a aplicação, no entanto, algumas condutas beneficiam os resultados, como:
- evitar exposição solar na primeira semana e sempre usar protetor solar;
- reduzir o uso de maquiagem e dermocosméticos nos primeiros dias após a aplicação;
- evitar massagens faciais, incluindo uso de roller, no primeiro dia;
- não realizar atividades físicas intensas nas primeiras 24 horas.
Com a adequada aplicação por um especialista e esses cuidados adicionais, os resultados do Sculptra incluem o rejuvenescimento, com amenização da flacidez e maior firmeza da pele, além de delineamento da região tratada, reduzindo a perda de volume dérmico.
Os resultados do Sculptra, entretanto, não são imediatos após o tratamento, pois a produção de colágeno vai ser potencializada nos meses seguintes à técnica conforme o ácido poli-L-láctico é lentamente absorvido pelo organismo.
A indicação e execução do Sculptra devem ser feitas por um profissional após a avaliação das insatisfações e expectativas estéticas da paciente.