A mamoplastia de aumento está entre as cirurgias plásticas mais realizadas. Saiba quais são os cuidados antes e depois da cirurgia
A mamoplastia de aumento é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil, ficando atrás apenas da lipoaspiração.
Na cirurgia é realizada a colocação da prótese de silicone que visa aumentar o volume mamário, podendo ser realizada por mulheres insatisfeitas com o tamanho das mamas ou mesmo para correção de graus leves de flacidez.
Apesar da popularidade do procedimento, existem diversas informações sobre a mamoplastia que precisam ser conhecidas antes de optar pelo tratamento. Conheça a seguir.
Pré-operatório da mamoplastia
O primeiro passo para realização da mamoplastia de aumento é a consulta com o cirurgião plástico que, invariavelmente, deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o que atesta a qualificação necessária para esse tipo de intervenção.
Na consulta, a paciente deve explicar para o médico suas insatisfações e também suas expectativas, de forma a avaliar se a prótese de silicone é, de fato, a abordagem correta.
A mamoplastia de aumento pode ser realizada em qualquer idade, a partir dos 18 anos, desde que a paciente seja considerada apta ao procedimento.
Informar o histórico médico pessoal e familiar também é importante, bem como medicamentos usados e doenças crônicas. São então solicitados os exames pré-operatórios, que incluem:
- exames de sangue, como coagulograma, hemograma, ureia, creatinina etc.;
- exame de urina;
- exame cardíaco, como o eletrocardiograma, bem como avaliação com cardiologista para liberação do procedimento;
- exames da mama, como ultrassom e mamografia, sendo em alguns casos solicitada a liberação por mastologista.
No pré-operatório também são realizadas as fotos da região operada que contribuem no planejamento cirúrgico e ficam dispostas no centro cirúrgico para auxiliar a equipe médica responsável.
Caso os resultados sejam adequados, é realizado o planejamento cirúrgico.
Ele inclui a definição do tamanho e tipo da prótese. Essa definição sempre tem como base a estrutura física da paciente e expectativas.
Não existe um tamanho máximo, mas a escolha sempre será baseada na segurança do procedimento e do pós-operatório.
Com base no desejo de um resultado mais marcado ou mais natural, volume desejado, qualidade da pele, nível de flacidez etc. o especialista indica o volume e perfil da prótese de silicone.
Nesse momento são feitas outras decisões cirúrgicas, como tipo de incisão, se a prótese será colocada em cima ou em baixo do músculo torácico, qual anestesia será usada e outras.
Pós-operatório da mamoplastia de aumento
Depois do procedimento, após a alta hospitalar a paciente deverá adotar uma série de cuidados, como:
- repouso da cirurgia plástica de 7 a 10 dias;
- manter o braço colado às laterais do corpo por, pelo menos, uma semana, o que demanda auxílio para levantar e tomar banho, por exemplo;
- não dormir de lado ou de barriga para baixo no primeiro mês;
- usar o sutiã cirúrgico continuamente por cerca de 3 meses;
- tomar a medicação prescrita que inclui analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios;
- refazer o curativo cirúrgico conforme orientação médica;
- fazer sessões de drenagem linfática, caso haja indicação médica;
- retomar exercícios físicos mais pesados apenas depois de 3 meses ou liberação da equipe.
Os diversos cuidados do pós-operatório da mamoplastia de aumento contribuem para resultados estéticos mais satisfatórios, bem como para reduzir as chances de complicações pós-cirúrgicas.
A recuperação total demora entre 6 e 12 meses, período que leva para o organismo assentar as mudanças físicas realizadas.
Após 12 meses a mulher terá o resultado definitivo da mamoplastia e pode viver normalmente, inclusive amamentar.