Saiba quais são as opções de cirurgia plástica no abdômen e em que caso cada procedimento é indicado
A decisão pela cirurgia plástica no abdômen deve ser feita após a avaliação de um cirurgião plástico qualificado, o profissional mais apto a indicar a realização do procedimento.
É comum que pacientes almejem determinados resultados e já decidam quanto ao tratamento estético, entretanto, os diferentes tipos de cirurgia plástica no abdômen têm indicações específicas. Entenda mais a seguir.
OPÇÕES DE CIRURGIA PLÁSTICA NO ABDÔMEN
As principais cirurgias plásticas do abdômen são a lipoaspiração e a abdominoplastia que têm indicações distintas e, além disso, podem ser realizadas com diferentes técnicas cirúrgicas de acordo com as demandas do caso.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é a cirurgia plástica abdominal indicada para eliminação de depósitos de gordura localizada, como o que ocorre nos flancos ou que causa a chamada “pochete”, na parte frontal da barriga.
Essa cirurgia plástica não é indicada para perda de peso, sendo recomendada para pacientes que estejam perto do peso ideal com insatisfação apenas com pequenos depósitos de gordura mais difíceis de serem eliminados por meio de alimentação e exercícios.
Para realização da lipoaspiração utiliza-se uma substância tumescente que serve para minimizar o sangramento e facilitar o descolamento das células adiposas dos tecidos adjacentes.
São então inseridas cânulas por incisões de cerca de 1 cm para ajudar nesse descolamento e aspirar as células de gordura.
Essa consiste na técnica de lipoaspiração tradicional, indicada para casos de remoção do acúmulo de gordura. Porém, existem variações do procedimento, como:
- lipo HD: consiste em uma técnica de lipoaspiração na qual é removida as células adiposas mais aderentes à musculatura, contribuindo na definição abdominal de pessoas com um estilo de vida mais atlético;
- lipoescultura: técnica na qual a gordura lipoaspirada é purificada no próprio centro cirúrgico e reaplicada em regiões pré-determinadas para melhorar o contorno corporal;
- mini-lipo: consiste em uma técnica na qual a remoção de gordura adiposa é menor, indicada para pequenas áreas como axilas, papada e outras.
O cirurgião plástico vai avaliar se a lipoaspiração é a cirurgia plástica no abdômen mais indicada para o caso e também qual técnica cirúrgica mais condiz com as expectativas e biótipo do paciente.
Abdominoplastia
Outra intervenção possível no abdômen é a abdominoplastia, cirurgia plástica indicada para remoção do excesso de pele que causa a flacidez abdominal.
A cirurgia é indicada especialmente para pacientes após perda significativa de peso, como depois da cirurgia bariátrica, mas também para mulheres após múltiplas gestações e pessoas com tendência ao acúmulo de pele na região do abdômen.
A abdominoplastia tradicional deve ser realizada em ambiente hospitalar com anestesia local com sedação. A incisão cirúrgica inclui um corte vertical e um horizontal no baixo ventre e pode incluir o reposicionamento do umbigo.
Em seguida, remove-se o excesso de pele, esticando os tecidos e, quando necessário, se faz a sutura dos músculos reto-abdominais para correção da diástase.
Além dessa versão tradicional, a abdominoplastia também está disponível em uma versão reduzida chamada de mini abdominoplastia.
Na técnica de mini abdominoplastia é realizada apenas a incisão horizontal no baixo ventre, permitindo a remoção do excesso de pele, mas em menor grau. Não é possível a correção da diástase nesses casos.
QUANDO ASSOCIAR OS PROCEDIMENTOS?
A cirurgia plástica no abdômen também pode ser a lipoabdominoplastia, que consiste na junção da lipoaspiração com a abdominoplastia.
A realização das duas técnicas cirúrgicas é indicada para casos nos quais a paciente relata incômodos tanto decorrentes do depósito de gordura como devido ao excesso de pele.
Trata-se de uma intervenção mais extensa, com maior duração do tempo cirúrgico e, em alguns casos, com uso da anestesia geral.
Por conta disso, apenas após os exames pré-operatórios é possível determinar se o paciente está apto para esse tipo de intervenção.
O resultado da lipoabdominoplastia inclui um abdômen mais definido e com redução das medidas, mas a técnica não deve ser considerada como uma forma de perder peso.
A indicação da melhor opção de cirurgia plástica no abdômen depende diretamente da avaliação do cirurgião plástico especializado, pois é preciso considerar as particularidades físicas da paciente para definir qual técnica apresentará resultados mais satisfatórios.
Além disso, a opção entre a lipoaspiração, abdominoplastia ou lipoabdominoplastia varia de acordo com as expectativas da paciente com o tratamento.
Independentemente da cirurgia plástica recomendada, é fundamental contar com um cirurgião plástico de confiança e saber da importância de unir o procedimento com bons hábitos de vida.
A alimentação e a prática regular de atividades após o pós-operatório são fundamentais para resultados estéticos mais satisfatórios no longo prazo e durabilidade da estética conquistada por meio da intervenção cirúrgica.